sábado, 20 de novembro de 2010

FLAMENGO VENCE 'DECISÃO', QUEBRA JEJUM E SE AFASTA DA DEGOLA

Em jogo que era encarado como uma 'decisão' na luta contra o rebaixamento, o Flamengo venceu o Guarani por 2 a 1, neste sábado, no Engenhão, na abertura da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com a suada vitória, o time carioca quebrou um jejum de cinco partidas sem vencer e, de quebra, se afastou das últimas colocações da tabela, ao chegar aos 43 pontos. Já o Guarani viu a sua série sem vitórias aumentar para 11 jogos e permaneceu no grupo da degola, com 37.
O gol logo aos 2min deu a impressão que o Flamengo aplicaria uma goleada no confronto. O meia Renato Abreu cobrou falta da entrada da área com perfeição e fez um golaço, no ângulo do goleiro Emerson.
No entanto, o time carioca recuou após fazer ficar em vantagem no placar, o que chamou a equipe de Campinas para o seu campo de defesa. Como consequência, o Flamengo sofrendo o empate, também em jogada de bola parada. Aos 12min, Baiano cobrou escanteio e contou com uma falha do goleiro Marcelo Lomba para empatar o jogo com um gol olímpico.
Para melhorar sua postura em campo, a equipe da Gávea precisou sofrer uma baixa na partida. Mal individualmente, o atacante Deivid se lesionou e precisou ser substituído por Diego Maurício. A troca fez o time ganhar mais presença na grande área adversária e dominar o restante do primeiro tempo.
Mas, o Guarani, armado no 4-4-2, fazia duas linhas de quatro homens bem compactas à frente do seu goleiro, o que dificultava muito a armação das jogadas do time da casa. De quebra, os visitantes utilizavam muito bem as costas do lateral direito Léo Moura. Por lá, o atacante Mazola deu muito trabalho à defesa carioca quando puxava algum contra-ataque.
Mesmo melhor postado taticamente do que o Flamengo, o time paulista sofreu o segundo gol antes do intervalo. Aos 33min, o atacante Diego Maurício pegou sobra de uma jogada de Diogo e, já na grande área, bateu cruzado para fazer o segundo dos donos da casa.
O jogo, porém, não voltou com o mesmo ritmo da etapa inicial. As equipes cometiam muitos erros nos passes, o que deixou o confronto fraco tecnicamente. Mesmo assim, o Guarani contava com Baiano, que fazia os visitantes terem um pouco mais de criatividade no meio de campo do que os cariocas. Com belos passes e lançamentos, ele ditou o ritmo do confronto em boa parte do segundo tempo.
O técnico Vanderlei Luxemburgo tentou responder à pressão adversária com as entradas de Marquinhos e Petkovic nos lugares de Kléberson e Diogo, respectivamente. Com isso, o time rubro-negro até melhorou a sua postura em campo, mas pouco ameaçou o goleiro Emerson até o apito final.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Cruzeiro no Rio de Janeiro, enquanto o Guarani recebe o Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário