segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Decisão do TJD-BA pode parar Campeonato Baiano 2014

O polêmico processo denominado de “mala preta” da 2ª divisão do Campeonato Baiano 2013 deve ter reflexos na 1ª divisão do estadual 2014. É que o auditor do TJD-BA, Dr. Luís Valnei Castro, encerrou o inquérito e defende a anulação do jogo entre Camaçari X Ipitanga, de acordo com o que estabelece o parágrafo único do artigo 243-A do CBJD. O processo foi encaminhado para a procuradoria do Tribunal, oportunidade em que o procurador Rafael Barreto se manifestará. Logo depois, os autos deverão seguir para julgamento por uma das comissões disciplinares.

Com a possibilidade de recurso para o Tribunal pleno aqui na Bahia e ainda no STJD –RJ, é bem possível que a situação se arraste até o final de janeiro do ano que vem, o que acarretaria em prejuízo para o Campeonato Baiano 2014, previsto para começar em 08 de janeiro.

O inquérito concluiu que houve infração ao CBJD por parte do Ipitanga, que promoveu um “cai cai” de jogadores em campo, oportunidade em que o árbitro Arilson Bispo da Anunciação foi obrigado a encerrar a partida aos 15 minutos do 2º tempo por falta de atletas. O resultado de 4 a 0 para o Camaçari classificou a Catuense para a fase semifinal da 2ª divisão pelo critério de saldo de gols. O Camaçari precisava de mais um gol para garantir sua vaga e disputar uma vaga para retornar a elite do futebol baiano.

Para o Dr. Luís Valnei, o inquérito não conseguiu elementos para punir a Catuense, pois não houve provas de sua participação num possível esquema para se beneficiar, o que determinou apenas o pedido de punição com multa e suspensão ao Ipitanga e os jogadores que caíram em campo. A anulação do jogo Ipitanga X Camaçari terá como consequência a realização de outra partida, porém não há mais nenhuma condição de ser realizada dentro do contexto atual. Os clubes sequer têm atletas contratados.

Diante do problema apresentado e dependendo da decisão do TJD-BA, o Campeonato Baiano de 2014 estaria ameaçado, já que não se sabe o desfecho do caso. Prejudicado, o Camaçari poderá ser incluido no certame, obrigando a disputa com 13 equipes. Por outro lado, o Itabuna, desclassificado contra a Catuense na fase semifinal, também poderia pleitear uma vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário