sábado, 30 de abril de 2011

RENATO X FELLIPE BASTOS: DUELO DE CANHÕES NA DECISÃO DA TAÇA RIO



A decisão da Taça Rio entre Flamengo e Vasco, neste domingo, às 16h no Engenhão, pode ser decidida por uma ‘bomba’. Mas de efeito moral, que causa festa e comemoração. Renato, com sua perna esquerda, já foi chamado de Canhão da Gávea. Fellipe Bastos ainda não ganhou apelido, mas já ajudou o Gigante da Colina com finalizações de surpresa. Em comum, os dois têm uma arma: os chutes fortes de longe.
Se Renato solta seu canhão com a perna esquerda, Bastos não segue um padrão. Desde que chegou ao Vasco no ano passado foram quatro gols marcados, sendo dois com a perna esquerda e outros dois com a direita. O curioso é que ele é destro, mas consegue ter potência e precisão nos chutes com ambas as pernas.
A forma de jogar vem da infância. Na ocasião, o pai Feliciano botava o filho para treinar as duas pernas durante as brincadeiras com bola.
Fellipe Bastos não é o cobrador oficial de faltas do Vasco. Mas virou uma opção se os principais batedores - Bernardo e Felipe - não estiverem em campo. Por isso, o meia procura arriscar suas bombas com a bola rolando, sendo um elemento surpresa.
Renato tem a perna esquerda como seu ponto forte. A maioria dos 54 gols que marcou nas suas duas passagens pelo Flamengo foi com chutes de fora da área, e em cobranças de falta também. Geralmente quando o gol saiu de direita foi marcado dentro da grande área. Até de cabeça ele já balançou a rede. Mas nada comparado à bomba de canhota.
Assim como Fellipe Bastos, ele começou aprimorar os chutes ainda criança, sempre orientado pelo pai.
Com dificuldade para selecionar, Renato elegeu cinco gols que considera bonito ou importante pelo Flamengo. Um gol vem de 2005, no empate em 2 a 2 com o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, que ajudou o time na luta contra o rebaixamento daquele ano. Os dois da vitória por 2 a 0 sobre o Defensor, pela Copa Libertadores, no Maracanã, em 2007; outro no 2 a 1 sobre o Guarani, no Brasileiro do ano passado; e o que marcou na contra o Duque de Caxias, no atual Campeonato Carioca, em jogo que terminou 2 a 0 (veja no vídeo ao lado).
Renato sabe que o clássico poderá ser decidido nos detalhes. Ou em um chute forte de fora da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário