domingo, 18 de dezembro de 2011

Santos não resiste ao Barça e é goleado na final do Mundial
O Santos esperou 48 anos para voltar a disputar um título mundial, mas o sonho da terceira estrela na camisa durou apenas 16min. Naquele que era o duelo mais esperado do ano, o Barcelona não deixou o Santos jogar, venceu por 4 a 0, com dois gols de Lionel Messi, e se colocou no panteão das melhores equipes de futebol da história.
O Barcelona conquistou o Mundial de Clubes-2011 e, de quebra, encerrou o tabu de não vencer equipes brasileiras em finais de Mundial --havia sido derrotado pelo São Paulo em 1992 e pelo Inter em 2006. Assim, os comandados de Josep Guardiola conquistam o mundo pela segunda vez em dois anos. É o segundo título dos espanhóis na competição.
Essa foi a maior goleada de um europeu na final desde o 5 a 1 do Real Madrid sobre o Peñarol, em 1960. A América do Sul amarga um jejum de quatro anos sem títulos mundiais. O último foi justamente o do Inter em 2006. E o placar histórico do confronto marca agora 26 conquistas europeias, contra 25 sul-americanas.
Muricy Ramalho passou os últimos meses falando da necessidade de atacar o Barcelona. De pressionar os espanhóis. Mas ele surpreendeu na escalação do time que iniciou a partida ao barrar Elano, promover o retorno de Léo à lateral esquerda e escalar o Santos com três zagueiros: Edu Dracena, Durval e Bruno Rodrigo.
O último, porém, foi deslocado para a lateral direita, adiantando Danilo, muito elogiado pelo treinado rival, para o meio de campo.
Guardiola também fez mudanças na equipe que despachou o Al Sadd na semifinal. Xavi, Fàbregas, Busquets e Daniel Alves, poupados, retornaram. Além disso, a surpresa do técnico catalão foi o fato de ele manter Thiago na equipe e jogar só com um atacante de origem: Messi.
Bastou a bola rolar para que o encontro, decantado como o das melhores equipes do mundo, fosse desmistificado. O Barcelona, com sua incansável posse de bola, dominou o jogo desde o início. O Santos entrou claramente para contra-atacar. E teve ótima oportunidade aos 7min, quando saiu em velocidade e a bola sobrou para Neymar. Mas o craque santista penteou a bola na entrada da área e foi desarmado.
A resposta azul-grená foi mortal. Triangulação bem feita na entrada da área. Fàbregas, Xavi, furada de Durval e bola para Messi. O argentino, na cara de Rafael, tocou por cima do arqueiro santista com requintes de crueldade. Barcelona 1 x 0 Santos aos 16min.
Quem pensou que o gol serviria para acordar o Santos, se enganou. O time brasileiro estava tímido em campo. Assim, os catalães chegaram aos 74% de posse de bola. E ao segundo gol.
Aos 23min o Barcelona colocou o Santos na roda. Trocou passes exaustivamente até que a bola chegou a Daniel Alves. Ele foi ao fundo e tocou para Xavi, que no domínio deixou Bruno Rodrigo para trás e chutou para ampliar.
A primeira boa chegada do Santos Só aconteceu aos 26min. Muito pouco para quem pretendia ser campeão do mundo. Foi em saída rápida de Neymar, que tocou para Ganso e este serviu Borges, que chutou para boa defesa de Valdés.
Mas foi só um lampejo. E os espanhóis seguiam dominando. O terceiro gol era questão de tempo. E saiu no fim da primeira etapa depois de uma blitz azul-grená contra o gol santista. Messi recebeu livre na área e deu de calcanhar para Daniel Alves, que cruzou. Rafael evitou gol de Thiago, mas no rebote Fàbregas empurrou para as redes. Três a zero aos 44min.
O Barcelona não deu chances ao Santos nos 45min iniciais. Com o toque de bola envolvente que marca a equipe, o time catalão vai para o intervalo com uma confortável vantagem de três gols.
Na segunda etapa era de se esperar que o Santos ao menos saísse mais para o jogo, pelo menos para aplacar o vexame do primeiro tempo.
Mas com menos de 1min, Rafael mais uma vez teve que trabalhar e evitou gol de Fàbregas. Desta vez, porém, o Santos respondeu rápido e Neymar quase marcou de cabeça.
O jogo era mais aberto na etapa final. Aos 8min Rafael, o melhor santista em campo, disparado, parou Messi.
Mas o Santos, jogando mais solto em campo, atacava mais. Borges e Neymar saíram cara a cara com Valdés e perderam ótimas chances para diminuir.
O Santos resolveu, enfim, jogar e ameaçou o time espanhol. O problema é que a reação foi muito tarde.
A partida era muito mais agradável, com os dois times produzindo oportunidades de gol em profusão. O problema era que tudo já estava decidido.
As duas equipes pareciam esperar o jogo acabar, mas antes disso Messi brilhou mais uma vez.
Contra-ataque do Barcelona. Daniel Alves acionou Messi na área, o argentino driblou Rafael e tocou para o gol vazio. Barcelona 4 x 0 Santos aos 37min.
Era o ponto final em duelo que era muito esperado, mas que foi um jogo de um time só.

AL SADD BATE KASHIWA NOS PÊNALTIS E FATURA 3º LUGAR NO MUNDIAL

No dia em que Santos e Barcelona se enfrentam para decidir quem é a melhor equipe do mundo, o Al Sadd frustrou a torcida japonesa, que lotou o estádio Internacional de Yokohama, e venceu o Kashiwa Reysol nos pênaltis por 5 a 3 após empate por 0 a 0 no tempo normal. Assim, o time catariano conquistou o terceiro lugar no Mundial, garantindo um lugar no pódio.
As duas equipes entraram em campo para a disputa do terceiro lugar, mas que era considerado como uma "final b", pelo menos em importância para os dois times. Longe de serem considerados tops do mundo, as duas equipes foram beneficiadas pelo sistema de disputa do torneio da Fifa, que dá vaga a um time por continente --os japoneses entraram no certame por serem campeões nacionais do país-sede.
Para chegarem até esta partida, ambos os times deixaram para trás os favoritos Monterrey, do México, e Espérance, da Tunísia, considerados mais fortes.
Com isso, as duas equipes pareciam estar cientes do feito a que poderiam alcançar naquela que poderia ser uma oportunidade única e histórica de alcançarem um feito inédito.
Assim, o que se viu desde o início foi um jogo aberto, com ambos os times atuando de forma destemida, sempre em busca do gol.
<>
 
<>
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário