domingo, 22 de setembro de 2013

Melhor no primeiro tempo, Atlético vence Vasco e complica adversário

Atlético-MG 2 x 1 Vasco
Com Ronaldinho Gaúcho inspirado no primeiro tempo, quando encaminhou o triunfo, o Atlético-MG bateu o Vasco, por 2 a 1, na noite deste domingo, no Independência, reabilitando-se da derrota no meio da semana para o São Paulo, melhorando a sua posição na tabela de classificação e complicando ainda mais a situação do adversário. O camisa 10 atleticano participou de forma decisiva nos gols do alvinegro, além de ter feito outras jogadas de efeito.
Se nos 45 minutos iniciais, o Atlético-MG foi bastante superior, na etapa final a situação mudou completamente e esteve muito melhor em campo, fez um gol e levou grande perigo ao adversário, que, em muitos momentos parecia assustado com a reação vascaína. A torcida atleticana, mais uma vez, sofreu antes de comemorar a terceira vitória em quatro jogos no returno.
Ronaldinho brilho no primeiro tempo. Aos 36 minutos, por exemplo, Ronaldinho tentou fazer o gol quase do meio de campo, procurando com um chute longo encobrir Michel Alves. O goleiro vascaíno, que estava adiantado, conseguiu, no entanto, fazer a defesa. O ídolo atleticano deu toque de calcanhar para Fernandinho abrir o placar e, no segundo, cobrou falta da direita, a bola foi desviada de leve pelo zagueiro Rafael Vaz e entrou nas redes. A arbitragem assinalou o lance como gol contra.
Com a vitória, o alvinegro mineiro chegou a 31 pontos e passou da 12ª para a oitava colocação. Já o Vasco perdeu pela quarta vez seguida, segue na zona de rebaixamento e com a derrota tende a agravar a crise que atinge o clube, que tem salários atrasados, clima de disputa política entre o presidente Roberto Dinamite e o ex-presidente Eurico Miranda, e muita pressão sobre o técnico Dorival Júnior. Para complicar, o time vascaíno cumprirá pena de perda de mando de jogos e só volta a São Januário em novembro.
O gol marcado por Fernandinho, em bela tabela com Ronaldinho e deixando o zagueiro Cris batido, logo aos 2 minutos, dava a impressão de que o Atlético poderia até golear, mas, não foi isso que aconteceu. No segundo tempo o Vasco pressionou e o Atlético passou momentos de sufoco, quando Victor apareceu com intervenções importantes. Mas, aos 26 min, ele falhou feio e o Vasco fez gol, em cobrança de falta de Darkson, quando a bola passou entre as pernas do camisa 1 atleticano.
Em desvantagem no marcador, logo no começo do jogo, o Vasco ainda teve que fazer uma substituição. O atacante Tenório se lesionou e cedeu o lugar a Edmilson, aos 14 min. Quatro minutos depois, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta e Rafael Vaz marcou contra, ampliando a vantagem. Depois disso, o time visitante tentou mudar sua postura, buscando o ataque.
Até levar o segundo gol, o Vasco não tinha conseguido chegar ao campo de ataque. Quando saiu mais para o jogo, conseguiu algumas jogadas, mas sem ameaçar a vitória parcial atleticana. “A gente vem pecando em momentos específicos do jogo. A maioria dos gols que a gente toma acontece nos 15 minutos iniciais ou nos 15 minutos finais. Estamos em situação ruim e não podemos errar”, afirmou Pedro Ken.
Autor do primeiro gol, Fernandinho, destacou a melhoria no entrosamento do time atleticano. “A cada jogo está melhor. Entraram alguns jogadores novos, mas a base foi mantida”, disse o camisa 11 atleticano, que dedicou o gol ao seu filho Levi, que completou um ano neste domingo e ao garoto Rafinha, filho de seu advogado. “Quero dedicar o gol a eles, que Deus os abençoe”
Ao longo do primeiro tempo chamou a atenção a reclamação de alguns jogadores sobre a existência de fezes de cachorro no gramado. O goleiro Michel Alves chamou a atenção da arbitragem para um ‘montinho’ perto da marca do pênalti no gol que defendeu nos 45 minutos iniciais. E nessa área, aos 32 minutos, um copo de água foi arremessado por um torcedor. Imediatamente, os torcedores atleticanos gritaram, em coro, “vacilão” e identificaram o responsável pela atitude indevida.
O Vasco voltou com outras duas mudanças para o segundo tempo, com o técnico Dorival Júnior queimando suas alterações. Ele tirou o lateral esquerdo Wendel e o volante Abuda para as entradas do peruano Yotún e o atacante Willie. O Atlético-MG retornou com os mesmos jogadores, mas sem a mesma vontade da etapa anterior, O Vasco aproveitou a intenção do adversário de administrar sua vantagem e procurou mais o ataque.
Aos 13 min, o lateral direito Michel, que substituía o lesionado Marcos Rocha, também sentiu uma contusão. “O Michel teve uma entorse de tornozelo. Vamos observar”, explicou o médico Rodrigo Lasmar. Cuca colocou Leandro Donizete em campo, com Josué passando a atuar pelo lado direito. Mais interessado no jogo à essa altura, o Vasco melhorou e teve ótimas oportunidades, em dois belos chutes, o primeiro de Marlone e o segundo de Edmilson.
O Vasco dominava completamente a partida na etapa final e criava seguidas chances de gols. O Atlético demonstrava estar ‘perdido’ em campo. Os jogadores de defesa, principalmente, Réver e o goleiro Victor gesticulavam muito e pediam mais marcação. Para tentar reequilibrar o jogo, Cuca tirou Fernandinho e colocou Luan. Na sequência, o Vasco diminuiu, em ‘frango’ de Victor e seguiu pressionando. No final, o time atleticano ainda desperdiçou chances com Dátolo e Diego Tardelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário