segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

OS CAMPEÕES DO BRASIL

Unificação de títulos traz mudanças importantes nas estatísticas
Maior média de gols de um Brasileirão, por exemplo, passa a ser as edições de 1961 e 1962, com 3,26 por jogo. Artilharias ainda precisam de pesquisa
Não é só o ranking de títulos do Brasileirão que sofrerá importantes alterações com a unificação das conquistas a ser anunciada pela CBF nos próximos dias. Com o reconhecimento da Taça Brasil e da Taça de Prata como títulos equivalentes ao Campeonato Brasileiro disputado a partir de 1971, todas as estatísticas passarão por mudanças.
Como na década de 60 os esquemas priorizavam muito mais o ataque do que a defesa em comparação com os dias de hoje, as médias de gols eram altas. Este ano por exemplo, a média do Brasileirão foi a mais baixa desde 1995: 2,57 gols por jogo. No novo cenário, nada menos do que seis edições da Taça Brasil passam a figurar entre as sete maiores médias de gols

Artilharia ainda é mistério
Entretanto, ainda há muito o que ser descoberto em relação às Taças Brasil e de Prata. Como a CBF não considerava as duas competições como Brasileirões, não houve preocupação em guardar muito material da época.
Há a expectativa sobre a colocação que Pelé ou outros ídolos da época ficarão no ranking de artilharia. Responsável pela pesquisa do dossiê sobre a unificação, o jornalista Odir Cunha disse que este será o próximo passo.
Já conversei com o Rodrigo Paiva (diretor de comunicação da CBF) sobre o assunto e me ofereci para dar continuidade à pesquisa. Como não há muitos documentos na CBF, o trabalho terá de ser feito com jornais, outras publicações da época e também com os arquivos dos clubes - disse Odir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário