quinta-feira, 12 de maio de 2016

Definidos os seis clubes que dispuatão a segunda divisão do Baianão. Itabuna e Grapiuna ficam de fora

Série B do Baianão: clubes e fórmula definidos para competição com início em julho
Os clubes que irão participar da Série B do Campeonato Baiano se reuniram nesta quinta-feira (12), na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), para definirem a formula de disputa da competição, que será realizada entre 10 de julho a 25 de setembro.
Apensa seis clube estão confirmados na competição deste ano, Atlético de Alagoinhas, Associação Atlética Teixeira de Freitas, Atlântico, Catuense, Ypiranga e Juazeiro, que disputarão uma vaga na elite baiana para 2017. Diferente de outros anos, apenas uma equipe subirá à Série-A do futebo b aiano.
Itabunão fica de fora!

Com a exigência de que todas as equipes jogassem nos estádios de suas respectivas cidades, Poções, Grapiúna, Itabuna, Cruzeiro de Cruz das Almas, Astro e Ipitanga não jogarão a Série B 2016. O Guanambi tem os laudos necessários, mas o estádio estará fechado durante a realização da competição. O Redenção tentou disputar jogos em Pituaçu, no entanto, duas outras equipes já tem o estádio como casa: Galícia e Ypiranga. A praça ainda pode receber seleções para treinamento durante os Jogos Olímpicos.
Clubes recém-formados, como Pituaçu e Coiteense, que tinha interesse em participar da segunda divisão baiana, ainda não conseguiram o Certificado de Clube Profissional, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (FBF).

Os seis clubes formarão um torneio de pontos corridos de turno e returno. Ao final, os dois primeiros colocados farão uma final, com jogos de ida e volta, decidindo assim o clube que jogará a primeira divisão em 2017.

Presidente da FBF comemora resultados dos clubes do interior em torneios nacionais

O presidente Ednaldo Rodrigues, da Federação Bahiana de Futebol (FBF), está feliz com a atual situação do futebol dos clubes do interior no futebol nacional. Pela primeira vez na história, quatro equipes baianas passaram de fase na Copa do Brasil – o Conquista foi eliminado na ultima quarta (12) (clique aqui e leia)-, além de haver mais três clubes que disputarão a Série D em 2016.

Para Ednaldo, um calendário cheio é importante para as equipes se fortalecerem. “Eles devem se fortalecer mais ainda. A partir do momento que um clube consolida um calendário, como a Juazeirense, por exemplo, que disputou a Copa do Nordeste em 2016 e jogará novamente em 2017, disputará a Série D e está jogando a Copa do Brasil, você cria um calendário e uma condição para que o clube esteja fortalecendo mais ainda seu elenco”, disse o cartola, em entrevista ao Bahia Notícias.

De acordo com o dirigente, o planejamento é que o Campeonato Baiano tenha 10 clubes em 2018. No momento atual, ele espera que um clube baiano obtenha um acesso à Série C 2017. “Entendo que isso é mérito dos clubes, e pretendemos que eles avancem mais fases. Espero que, dos três clubes na Série D, um possa subir”, finalizou.

Os representantes do estado na competição serão Juazeirense, Galícia e Fluminense de Feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário