Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai já podem dizer que fizeram história na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Pela primeira vez no torneio, que está na sua 19ª edição, a América tem mais representantes do que a Europa nas quartas de final. Holanda, Alemanha e Espanha --além de Gana-- terão a missão de evitar que aconteça uma semifinal 100% americana.
Se as quatro seleções americanas chegarem às semifinais, mais uma marca será alcançada: a América do Sul irá passar à frente da Europa em títulos. Até agora, os dois continentes disputam a hegemonia do futebol mundial com nove troféus para cada lado. Dentre os europeus, a Itália é tetracampeã, à frente de Alemanha, com três triunfos, e Inglaterra e França, campeãs uma única vez. Representando o continente sul-americano, o Brasil ganhou cinco Copas, enquanto Argentina e Uruguai são bicampeões.
Neste ano, é a segunda vez que a América emplaca quatro seleções entre as oito melhores do Mundial. Em 1970, Brasil, México, Peru e Uruguai chegaram às quartas, mas a Europa conseguiu igualar a marca com Alemanha, Itália, Inglaterra e União Soviética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário