quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Clubes da Série A apostam em jovens no início dos Estaduais 2025; confira os desempenhos

Com o início dos Campeonatos Estaduais de 2025, a opção por utilizar equipes formadas majoritariamente por atletas das categorias de base ou elencos alternativos se consolidou entre diversos clubes da Série A do futebol brasileiro.

Flamengo, Bahia, Atlético-MG e Botafogo adotaram essa estratégia enquanto seus elencos principais realizavam pré-temporada ou se recuperavam do extenuante calendário de 2024. Essa prática tem permitido que jovens talentos ganhem espaço e acumulem experiência nas primeiras rodadas.

Por outro lado, a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) perdeu parte de sua relevância, com jogadores cada vez mais novos sendo inscritos, sinalizando uma mudança de prioridade.

 

Confira o desempenho dessas equipes até agora:

 

FLAMENGO

O Flamengo iniciou o Campeonato Carioca com um elenco formado majoritariamente por atletas do sub-20, comandados por Cléber dos Santos. Entre os destaques está a promessa Lorran. Enquanto isso, o elenco principal realizava uma pré-temporada nos Estados Unidos, onde empatou em 0 a 0 com o São Paulo em amistoso.

No Estadual, o Flamengo não venceu nenhuma das três primeiras partidas: perdeu para o Boavista na estreia, empatou com o Madureira na segunda rodada e sofreu uma virada contra o Nova Iguaçu na terceira. Com apenas um ponto em nove possíveis, o time amarga a vice-lanterna do Carioca.

O retorno do elenco principal, está previsto para a quinta rodada, quando a equipe encara o Volta Redonda neste sábado (25), às 16h30, na Arena BRB Mané Garrincha.

 

BAHIA

No Campeonato Baiano, o Bahia repetiu a política de utilizar jovens jogadores nas primeiras rodadas, algo já adotado em 2023. Enquanto o elenco principal realizava pré-temporada em Girona, na Espanha, o time sub-20, reforçado por alguns reservas, foi responsável por disputar as partidas iniciais do Estadual.

O Tricolor de Aço não venceu nos três primeiros jogos: empatou com o Jacuipense na estreia, perdeu para o Atlético de Alagoinhas e empatou de forma frustrante com o Jacobina.

Agora, com o elenco principal de volta a Salvador, o Bahia promete força máxima no próximo domingo (26), contra o Porto Sport Club, às 16h, na Arena Fonte Nova. Antes disso, utilizará um time alternativo com reforços pontuais para enfrentar o Sampaio Corrêa, na estreia da Copa do Nordeste.

 

ATLÉTICO-MG

O Atlético-MG iniciou o Campeonato Mineiro com sua equipe sub-20, enquanto o elenco principal disputa a FC Series, torneio amistoso de pré-temporada em Orlando, nos Estados Unidos.

Na primeira rodada do Estadual, o Galo empatou por 0 a 0 com o Aymorés. O elenco principal retornará a Belo Horizonte no próximo domingo (26) e fará sua estreia no Campeonato Mineiro na quarta-feira (29), contra o América-MG, na Arena MRV.

 

BOTAFOGO

O Botafogo estreou no Campeonato Carioca com uma equipe formada por jogadores do sub-23 e outros que não participaram da viagem do elenco principal ao Catar, onde o clube disputou a Copa Intercontinental. Os titulares retornaram às atividades no dia 14 de janeiro e seguem se preparando para a temporada.

Até o momento, o time alternativo venceu a Portuguesa-RJ, mas perdeu para o Maricá na estreia e para o Sampaio Corrêa-RJ na terceira rodada. O elenco principal do Glorioso deve retornar no próximo domingo (26), em partida contra o Bangu, no Estádio Nilton Santos.

 

 

 

 

CBF anuncia Mané Garrincha, em Brasília, para jogo entre Brasil x Colômbia

Na noite desta quarta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente, por meio de um comunicado oficial publicado em seu site, que a partida entre Brasil e Colômbia, válida pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, vai ser realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no dia 20 de março, às 21h45.

O principal motivo pela escolha da capital federativa foi o fato dos administradores da arena concordarem em ceder o estádio com 15 dias de antecedência da data da partida para a CBF fazer a manutenção do gramado e adequar a praça esportiva às normas da Conmebol e da Fifa.

O Morumbis, a Neo Química Arena, ambas em São Paulo, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, também eram locais candidatos para sediar a partida, mas não estariam liberados com 15 dias de antecedência por conta dos compromissos dos clubes que atuam nesses estádios. Neste período do ano, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Corinthians devem estar envolvidos nas fases finais dos seus respectivos estaduais, além do time de Itaquera também ter que disputar a Pré-Libertadores, que deve acontecer nesta época.

A última partida da Seleção Brasileira no Mané Garrincha foi em outubro de 2024. Na ocasião, o Brasil venceu o Peru por 4 a 0. Raphinha marcou duas vezes, enquanto Luiz Henrique e Andreas Pereira completaram a lista de autoria dos gols. O jogo foi válido pela décima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário